DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO MEIO AQUÁTICO

O departamento de Ciências do Meio Aquático que também integra a Direção da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar tem como principal objetivo acompanhar e dar voz ao alunos de um curso que já têm uma grande história na nossa instituição. Neste sentido, o departamento, pretende desenvolver primordialmente atividades de cariz pedagógico de modo a dar a conhecer eventuais saídas profissionais, áreas de interesse, formação pessoal e instituições de prestígio que possam mais tarde acolher os nossos futuros profissionais. Por outro lado, o departamento tem também como objetivo promover o convívio e proximidade entre todos os alunos.
O bom funcionamento do nosso curso é também uma preocupação por parte do departamento, pelo que fazemos por manter contacto próximo com eventuais problemáticas, dúvidas e apoios que possam chegar, quer da parte estudantil quer da parte docente e que necessitem do nosso apoio de forma a dar resposta às diferentes problemáticas.

EQUIPA

Luís Afonso_1

Luís Afonso

VOGAL
Lúcia_1

Lúcia Vieira

VOGAL
Maria Oliveira_1

Maria Oliveira

COORDENADORA

O QUE FAZEMOS

Curso de Segurança Marítima – Uma nova atividade em parceria com o For-Mar, onde o principal objetivo incide na formação dos participantes relativamente a técnicas pessoais de sobrevivência em contexto marítimo, acreditando que esta ferramenta possa ser muito útil na futura vida profissional dos nossos estudantes.

sobrevivencia_maritima
jornadas_do_mar

Jornadas do Mar – Uma atividade já com grande tradição nos nossos planos estratégicos anuais. Esta atividade consiste num conjunto de workshops, palestras e visitas onde os mais novos têm oportunidade de conhecer melhor as saídas profissionais da área, tirar dúvidas com alguns docentes da instituição, para este programa as atividades consistiram em visitas ao SeaLife Matosinhos e CIIMAR, workshop de aquariofilia na Aquastation e a palestra Oceano de Experiências uma tertúlia composta por atuais professores do ICBAS e ex-alunos que vêm dar os seus testemunhos profissional atual. De forma a levar aos alunos mais velhos temas de interesse pouco abordados na licenciatura, o programa para este grupo consiste num workshop da NoBox, workshop de Necrópsia e visita a uma empresa de aquacultura.

Visita Cram-Ecomare – Dado que o Cram-Ecomare sediado em Ílhavo é considerado atualmente o maior centro de reabilitação de animais marinhos da Europa, achamos que seria interessante proporcionar um dia completo aos nosso alunos acompanhados pela equipa profissional no centro, dando a conhecer o trabalho aí desenvolvido bem como a parte mais fulcral da instituição: a reabilitação de animais marinhos que sugere sempre muito entusiasmo e curiosidade entre participantes.

ECOMARE
CMA_RUMO

CMA rumo algures  – Sem dúvida a atividade mais esperada do ano, o CMA rumo a algures, representa o que de melhor Ciências do Meio Aquático tem. A atividade consiste numa viagem por parte de um grupo previamente inscrito para um local que se altera de ano para ano, durante estes dias os participantes têm oportunidade de participar em atividades de interesse na área como o mergulho que para muitos representa a primeira entrada neste incrível mundo subaquático, visualização de cetáceos numa viagem de barco, visita a instituições de interesse na área, coasteering entre tantas outras. Como finalidade está também o convívio e o desenvolvimento de laços entre todos que este tipo de atividade propicia e que certamente irão acompanhar todos para a vida.

Protocolo Open Water Diver – Protocolo celebrado entre a AEICBAS e o centro de mergulho Haliotis Porto, onde os estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar têm a oportunidade de tirar a formação no primeiro nível de mergulho (Open Water Scuba Dive) a um preço muito mais convidativo e acompanhados de profissionais de excelência na área.

MERGULHO

Curso de Identificação de Anfíbios Este ano, os alunos poderão frequentar um mini-curso de identificação de Anfíbios, sendo uma atividade bastante enriquecedora a nível curricular e profissional para os nossos alunos.

CMA em VoluntariadoCom o objetivo de promover o convívio entre os estudantes dos diversos anos de CMA e de sensibilizar para problemas ambientais no âmbito de CMA, esta é uma atividade que apela ao espírito de voluntariado entre os alunos. Esta consiste num almoço de grupo, possibilitando a melhoria das relações interpessoais entre os estudantes de todos os anos, seguido da limpeza de praia, cultivando assim o alerta e o empenho dos estudantes na sensibilização destes problemas.