DEPARTAMENTO CULTURAL E RECREATIVO

A formação pessoal dos estudantes desta instituição deve englobar, para além de uma componente académica e educativa, uma vertente cultural e recreativa, pois o desenvolvimento da pessoa como ser humano assim o exige. O mundo é um local amplo e ilimitado que nos permite chegar a sítios inimagináveis e alcançar objetivos, com inspiração, criatividade e motivação. Isto é possível graças ao contato com diferentes formas de expressão artística - cinema, livros, fotografias ou música – e à interação interpessoal. E, é neste sentido, que nos propomos a realizar atividades que promovam o convívio, integração e momentos de enriquecimento humanístico de cada integrante da nossa comunidade académica, aproximando esta realidade à esfera diária dos estudantes.

EQUIPA

Isa Teixeira_1

Isabel Teixeira

VOGAL
Pedro Trino_1

Pedro Trino

VOGAL
Beatriz Moreira_1

Beatriz Moreira

VOGAL
Ricardo Rodrigues_1

Ricardo Rodrigues

VOGAL
Rui Azevedo_1

Rui Azevedo

COORDENADOR

O QUE FAZEMOS

Flower Power – A Flower Power é um marco na história ICBASiana, sendo a atividade recreativa da AEICBAS por excelência. Com muita música pela noite dentro, entradas e bebidas a preços académicos, no emblemático Edifício Neoclássico do ICBAS, este é o momento ideal para te divertires com os teus amigos, ou simplesmente fazeres novas amizades. 

Sendo uma atividade com adesão considerável e um momento ideal de intervenção na comunidade, tentamos fomentar comportamentos sexuais seguros, por exemplo, através da distribuição de preservativos, bem como alertar para os perigos de conduzir sob o efeito do álcool.

Quentes e Boas – O Quentes e Boas é uma atividade que remete ao típico Magusto – festa popular que celebra a lenda do soldado Martinho de Tours e relembra o conceito de solidariedade e interajuda. Assim, num final de tarde, realizamos esta atividade, promovendo o convívio, com venda de castanhas, bebida, e música à mistura.

Arraial do Azeiteiro – Uma festa com um estilo característico e que não pode faltar no calendário ICBASiano. Afinal, este é o momento para libertares o teu lado mais “azeiteiro”, que tentas esconder no dia-a-dia. Acompanhado de música popular, karaoke e comida tradicional – esta é a noite para assaltares os armários lá de casa, pintares o cabelo, colocares o palito no canto da boca e brilhares na pista de dança.

Festa Interfaculdades – O ICBAS está inserido na vasta comunidade da Universidade do Porto. De forma a fomentar as relações com as diversas faculdades, o convívio entre diferentes saberes e personalidades. Em conjunto com uma ou mais faculdades realizam-se noites diferentes das habituais Flower Powers, inserindo novos conceitos, dinâmicas e diferentes locais.

VIII Biomédicas Sem Fronteiras – Como não podia deixar de ser, Departamento Cultural e Recreativo em conjunto com o Departamento Desportivo tornam possível mais uma atividade de eleição, cujo principal objetivo é a criação e renovação do espírito “sem fronteiras”, bem como a promoção do convívio e integração. Um fim de semana para todos os gostos, repleto de atividades lúdicas, jogos, desporto e muita animação, onde apelamos ao espírito de equipa, à superação do desafio e à motivação pessoal. Um fim de semana com a capacidade de mudar a tua vida e alargar os teus horizontes.

XXIV Semana Cultural Professor Abel Salazar – “Quem só sabe Medicina, nem Medicina sabe.” é a divisa que qualquer integrante da comunidade ICBASiana conhece e pela qual se rege. Assim, e indo de encontro aos ensinamentos da personalidade emblemática que deu o nome ao nosso Instituto, esta semana foi criada a pensar em ti!

Com o objetivo de proporcionar aos nossos estudantes momentos lúdicos, de aquisição de saberes e enriquecimento pessoal, tendo uma vertente cultural e de lazer, ao longo desta semana serão realizadas diversas atividades, workshops que fomentam a arte, o desporto e o lazer, noites temáticas, com jogos, sessão de cinema, Flower Power e concursos a gosto dos nossos estudantes. Nesse sentido, apresentamos o “All in All night”: entre Poker, Bingo, Buzz e jogos que tais, proporcionamos-te uma noite diferente e cheia de emoções, onde podes libertar o teu lado mais competitivo ou mostrar o teu espírito de equipa.

XXV Sarau Cultural – O Sarau Cultural apresenta-se como uma ilustre atividade de sucesso levada a cabo pela DAEICBAS nas suas últimas 23 edições, nas quais os estudantes podem dar a conhecer à restante comunidade os seus mais variados talentos. Da mesma forma, os grupos da casa têm, neste evento, oportunidade de se apresentarem e darem a conhecer o seu talento, num evento dedicado a todos os estudantes.

Num ambiente descontraído e divertido, a comunidade académica (incluindo professores, funcionários, para além dos estudantes) podes encontrar, no Sarau Cultural, um momento ímpar de convívio e multidisciplinariedade. É ainda importante referir a vertente solidária que o acompanha, onde parte montante angariado na venda de bilhetes reverte para uma instituição de cariz social.

Cultiva-te – A AEICBAS pretende proporcionar, ao longo do ano letivo, oportunidades para os estudantes do ICBAS amplificarem os seus conhecimentos nas mais diversas áreas, através de Workshops e atividades que fomentem a criatividade dos nossos estudantes.

Queremos assim proporcionar aos estudantes a possibilidade de desenvolverem ferramentas úteis em panoramas que fogem à normal rotina de cada um.