DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

Numa sociedade em que as diferenças sociais, a violência e a má conduta política governamental têm vindo a destacar-se, será preponderante sensibilizar os nossos estudantes para estas temáticas e promover atitudes de cariz solidário. São, por isso, objetivos primordiais do Departamento de Ação Social e Comunitária a integração social, o combate ao isolamento e, principalmente, a formação de estudantes com uma maior consciência humanitária.
Este Departamento fomentará, deste modo, parcerias com várias instituições de voluntariado já existentes, as quais permitirão o contacto dos estudantes do ICBAS com realidades bastante distintas, no sentido do seu crescimento e realização pessoais.

EQUIPA

João Cunha_1

João Cunha

VOGAL
Francisca_1

Francisca Fernandes

VOGAL
Joana Silva_1

Joana Silva

VOGAL
Rita Penha_1

Rita Penha

COORDENADORA

Feira do Livro Sublinhado – Esta atividade consiste na venda em segunda mão de sebentas, livros ou apontamentos que já não sejam utilizados pelos estudantes do ICBAS e, ao mesmo tempo, a sua reutilização por outras entidades interessadas, a preços mais acessíveis.

Os fundos angariados são revertidos, em parte, para o estudante que efetuou a venda e outra parte para instituições de solidariedade previamente escolhidas. Contudo, a cada vendedor foi dada a possibilidade de optar por doar a totalidade dos seus lucros para as instituições selecionadas.

Assim conseguimos aliar a solidariedade com a preservação do ambiente e a redução dos gastos pelos estudantes em material escolar.

Voluntariado no Canil – Tendo em conta o bem-estar dos nossos beagles, consideramos de especial importância a criação de uma equipa de voluntariado de apoio ao canil, empenhada e cheia de vontade de tornar a vida dos nossos patudos o mais feliz possível. A integração nesta equipa está aberta a qualquer estudante do ICBAS, independentemente do curso, sendo apenas requerida uma formação prévia fornecida pelas funcionárias do canil. O trabalho exigido passa pelos passeios, escovagem, limpeza e praticamente tudo o que seja necessário realizar no canil, sem nunca esquecer as festinhas e brincadeiras.

Palestra de Voluntariado – A palestra de voluntariado consiste num momento de partilha de experiências em voluntariado nacional e internacional, por parte de algumas entidades convidadas, quer sejam estudantes ou profissionais. O objetivo primordial é a promoção do conhecimento de alguns dos projetos de voluntariado que estejam a ser realizados em todo o Mundo, dando a oportunidade de poderem partir para a aventura e fazer parte deles.

Feira de Voluntariado – A feira do voluntariado junta várias associações de voluntariado do Grande Porto, as quais têm a oportunidade de se fazerem representar por alguns voluntários. Todos os estudantes do ICBAS interessados podem abordar estes voluntários, no sentido de questionar acerca dos objetivos, horários, contactos ou sobre os projetos que cada associação lidera. Com isto, pretendemos cativar o interesse dos alunos para os vários projetos de voluntariado e integrá-los nestes.

Recolhas – Ao longo do ano, são organizadas vários pontos de recolha, nos quais os estudantes e funcionários podem doar determinados produtos desde roupa a comida ou material escolar, entre outros. A totalidade do material recolhido é posteriormente entregue a uma ou mais instituições que são escolhidas previamente ao início da campanha de recolha.

Projeto Narizinho – O Projeto Narizinho é um projeto de voluntariado que pretende fazer um contínuo acompanhamento, ao longo do ano, a crianças com idades compreendidas entre os 3 e 15 anos que se encontram hospitalizadas no Serviço de Pediatria do Centro Materno-Infantil do Norte.

Para isso, é criada uma comissão organizadora composta por dez estudantes do ICBAS, de forma a impulsionar a sua participação ativa num projeto tão promissor. Esta comissão é responsável por criar uma série de atividades didáticas, culturais ou de lazer, que têm por objetivo a promoção de um ambiente divertido, saudável e, por isso, um pouco diferente das suas vivências diárias enquanto doente.

Posteriormente são abertas vagas para todos aqueles que mostraram interesse em fazer parte deste projeto, dando o seu contributo para a melhoria de qualidade de vida destas crianças e, ao mesmo tempo, desenvolvendo qualidades que permitam o seu  crescimento a nível pessoal.

Se ficaste interessado e queres saber mais sobre este grande projeto visita a nossa página do facebook e fica atento às novidades.

ICBAS is coming to town – Este é um novo projeto abraçado pela AEICBAS que pretende fazer chegar aos doentes do Hospital de Santo António, alguns dos valores que servem de pilares a esta época tão especial que é a época natalícia.

Para isso, voluntários, acompanhados de membros de uma comissão organizadora, ocupam algumas enfermarias do Hospital, fazendo companhia aos doentes impossibilitados de passar esse dia junto das suas famílias, tornando este dia um dia diferente, em que a sua condição de saúde não é um obstáculo à vivência de momentos de felicidade e união.

Sunset de Beneficência – Com o intuito de fazer um verdadeiro dois em um, a AEICBAS apresenta um sunset com um propósito mais solidário. Consiste num momento de convívio entre os estudantes do ICBAS num final de tarde um pouco diferente de outros, com muita música e animação para todos os gostos. Parte do montante angariado pela venda dos bilhetes reverte a favor de uma causa solidária. Com isto pretendemos uma maior consciencialização dos estudantes para a crescente necessidade de tornar algo aparentemente pequeno ou banal numa causa maior e com um grande impacto social e comunitário.

Dia do Cancro da Mama – Infelizmente, esta patologia tem afetado cada vez mais, não só mulheres como também homens e, nada melhor do que abordar esta temática tão atual e dar a conhecer aos alunos do ICBAS os desafios que este doente oncológico enfrenta.

Para tal, com o apoio do CADO, pretende-se convidar médicos, doentes que venceram a doença, entre outros envolvidos no processo, para que partilhem as suas experiências reais e exponham tão atual temática.

Projeto Estar + – Esta corresponde a uma iniciativa do MEDICBAS, Gabinete de Educação Médica do Mestrado Integrado de Medicina do ICBAS,  de acompanhamento a doentes internados que não são visitados de forma a ajudá-los a ultrapassar este momento mais frágil .

Cada voluntário terá o prazer de fazer a diferença, de criar sorrisos aos que mais precisam, de trazer esperança e força a todos os doentes.

Como futuros médicos, os alunos de Medicina têm de se confrontar com a realidade da doença e aprender a lidar com ela da melhor forma.

Colaboração com o CADO – O CADO é uma instituição de voluntariado que dá apoio a doentes oncológicos que estejam a fazer tratamentos no Hospital Santo António, ajudando-os a maquilhar, a colocar perucas, entre outras atividades, que têm como principal foco atenuar o impacto que a mudança visual tem nestes doentes. Esta iniciativa pretende, com tal, oferecer momentos de felicidade, descontração, melhorando a auto estima e confiança em relação às naturais mudanças em consequência da doença.

O departamento de Ação Social e Comunitária pretende associou-se a este projeto, para garantir um maior número de voluntários para que possamos, em conjunto, chegar a mais pessoas.