DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA E FORMAÇÃO

O departamento de Pedagogia e Formação surge para dar resposta às questões relacionadas com a qualidade do ensino e da aprendizagem de todos os cursos ministrados no ICBAS. Sendo o ICBAS uma instituição que permite o contacto com várias áreas das Ciências da Vida, este departamento, para além de melhorar as condições pedagógicas dos alunos do ICBAS, é também responsável por criar pontes entre os diversos cursos, assim como resolver temáticas transversais a todos.

EQUIPA

Sara Paiva_1

Sara Paiva

VOGAL
Marisa_1

Marisa Carvalho

VOGAL
Eduarda_1

Eduarda Pinto

VOGAL
Henrique Nogueira Pinto_1

Henrique Pinto

VOGAL
João Silva_1

João Silva

COORDENADOR

O QUE FAZEMOS

(in)Forma-te! – A formação informal é um aspeto que valoriza cada vez mais o percurso de um recém formado para o mercado de trabalho. É por isso que este departamento realiza, ao longo do ano letivo, várias sessões sobre temas de relevância científica, profissional e social e em formações de soft skills e competências chave que realmente formem os estudantes da comunidade académica, para a sua vida pessoal e profissional.

Biomedical Cluedo – Esta atividade interdisciplinar, dedicada aos cinco cursos, vem reafirmar o espírito que a nossa nobre instituição visa defender: a universalidade e multidisciplinaridade numa abordagem autêntica das Ciências da Vida. Sendo assim, através da criação de um jogo estilo “Cluedo”, onde o objetivo é descobrir  a causa de morte num misterioso caso policial, os cinco cursos poderão complementar-se para a resolução de questões e desafios propostos, para os quais o conhecimento necessário envolvido é das várias áreas de estudo representadas! Para tal, as várias equipas terão de ser interdisciplinares e constituídas por elementos dos vários cursos.

SOS estudo! – Como todos os alunos têm ritmos de trabalho e aptidões distintas, as competências pessoais de cada um e o interesse pelo conhecimento em algumas áreas em particular são o que diferencia cada estudante. Assim, com o objetivo principal de atender às dificuldades de cada um e impulsionar o conhecimento dos estudantes, esta atividade que decorre ao longo de cada semestre tem como principal objetivo a procura por estudantes que se destacam em áreas ou matérias específicas de conhecimento científico e com capacidades pedagógicas, e interesse em partilhar esse conhecimento com outros estudantes do ICBAS através de sessões dinâmicas.

Grupo de Trabalho para a Educação e Pedagogia (GTEP) – Enquadrado na missão deste departamento, melhorar as condições de ensino e aprendizagem de todos os estudantes do ICBAS, o Grupo de Trabalho em Educação e Pedagogia pretende juntar estudantes de todos os cursos do ICBAS para criarem soluções e averiguarem a sua implementação. Para isso, conta com o feedback recebido através de vários canais, como o Queixa-te ou as comissões de curso para depois construir uma resposta organizada e fundamentada na auscultação de toda a comunidade estudantil, projetando as conclusões, assim como as propostas de solução junto dos vários orgãos do ICBAS onde os estudantes se encontram representados e não só.

2 de Letra – A capacidade de argumentação afigura-se cada vez mais importante numa sociedade em que é preciso lutar pelo que se quer. Acreditamos que a formação de novas ideias e entendimentos são importantes na formação interpessoal de cada um e que tal pode ser atingido através da cultura e pelo debate com os seus pares. Concretizando esta ideia, pretendemos realizar debates com uma introdução do tema, debate em forma de speed dating finalizando com uma reflexão. Serão discutidas temáticas como: etnias sociais, prostituição, vítimas de violência doméstica, sem-abrigos, entre outros. Esta iniciativa poderá contar com o apoio de Associações da área e com o apoio e a sinergia da ANEM, tornando-a mais rica e inovadora no seio da comunidade estudantil do ICBAS.

Cursos de línguas – De forma a promover e facilitar a aprendizagem de línguas estrangeiras, este departamento mantém parcerias com a City School, que por preços acessíveis e adequados, formam com qualidade os estudantes interessados em inscrever-se nos cursos de línguas.

Conta-me como foi – Esta nova atividade surge como resposta à falta de contacto entre  alunos de doutoramento ou mestrado, e estudantes de diferentes ciclos do ICBAS que acreditamos ser vantajoso, já que fomenta a criação de novas redes, o aumento do conhecimento das respetivas áreas num contexto diferente e uma partilha de experiências que pode enriquecer qualquer uma das partes. Sendo assim, ao longo do ano serão organizados encontros informais com alunos de doutoramento, mestrado e regentes e a restante comunidade estudantil num espaço convidativo, possivelmente fora das instalações do ICBAS.

A pensar no teu Futuro – Feira de Emprego – Com o intuito de corresponder às necessidades profissionais dos nossos estudantes, surge de forma pioneira a primeira edição desta atividade. Primando pelo olhar atento à contínua evolução e surgimento de novas realidades empresariais, A pensar no teu Futuro constitui um espaço que permite às empresas dos mais diversos campos das Ciências Biomédicas divulgar toda a informação nas áreas de emprego e da formação profissional, nomeadamente ofertas de estágios, ações de formação e recrutamento de novos trabalhadores, onde são dinamizadas atividades sobre várias temáticas por parte de empresas de reconhecido mérito e inegável qualidade a nível nacional e internacional.