DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E MOBILIDADE

O Departamento de Relações Internacionais e Mobilidade tem como objetivo primordial auxiliar os estudantes na exploração de outras competências externas ao seu curriculum. Porque acreditamos que a procura de conhecimento não se deixa limitar por fronteiras e conhecer diferentes meios socioculturais é fundamental para a construção de um indivíduo completo. Para tal assentamos em 3 pilares:
- Intercâmbios (Medicina, Medicina Veterinária e Ciências do Meio Aquático)
- Colaboração com o Programa Erasmus +
- Oportunidades pós-curso

EQUIPA

Marta Costa_1

Marta Costa

VOGAL
Laura Carvalho_1

Laura Carvalho

COORDENADORA
Vera Couto_1

Vera Couto

VOGAL

O QUE FAZEMOS

Erasmus Buddies – Consiste no apadrinhamento de estudantes Erasmus, por parte de alunos do ICBAS de forma a acolher e ambientar os estudantes estrangeiros ao Porto e à nossa faculdade, fomentando o convívio multicultural e a melhor estadia possível aos alunos que nos visitam.

Viajantes pelo Mundo – Através do testemunho de colegas que são já “viajantes do Mundo”, ou seja, que já realizaram interrail, couchsurfing, Erasmus, mochilões, num ambiente informal, propício a uma conversa animada e descontraída iremos esclarecer dúvidas, curiosidades e promover a partilha de experiências pessoais.

MEDICINA

Intercâmbios Clínicos (SCOPE) e Científicos (SCORE) – Projeto desenvolvido pela IFMSA (Internacional Federation of Medical Students Association) em parceria com a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) e os seus associados no qual se pretende que estudantes de todo o mundo entrem em contacto com a investigação médica ou prática clínica de outro país, assim como com outras realidades, culminando num intercâmbio de formação, valores e cultura. Se ainda tiveres dúvidas, consulta o nosso Guia Pré-Intercâmbio.

Sessão de Esclarecimento sobre Internato Médico no Estrangeiro – À semelhança da sessão “Outdoctors” realizada no ano letivo 2017/2018, esta atividade contará testemunhos de médicos que optaram por realizar o Internato Médico no estrangeiro. Deste modo, pretende-se abrir novos horizontes ao estudantes de Medicina do ICBAS, informando-os de outras opções que têm para o seu futuro através da partilha de experiências de quem já esteve deste lado. Os alunos poderão assim esclarecer as suas dúvidas, bem como informar-se sobre os procedimentos, acreditações e reconhecimentos a nível internacional.

MEDICINA VETERINÁRIA

Intercâmbios de Medicina Veterinária – São estágios de curta duração desenvolvidos pela IVSA (International Veterinary Students’ Association) em parceria com a FAMV (Federação Académica de Medicina Veterinária). Os estudantes de Medicina Veterinária do ICBAS podem realizar intercâmbio noutra faculdade europeia e, por sua vez, o ICBAS receberá alunos estrangeiros.

Sessão sobre Estágios de Medicina Veterinária no Estrangeiro – Com vista a proporcionar novas oportunidades enriquecedoras do currículo, realiza-se uma palestra com oradores dentro da área para elucidar sobre os programas, destinos e condições de estágios fora do país.

CIÊNCIAS DO MEIO AQUÁTICO

Intercâmbios de Ciências do Meio Aquático – Consiste num estágio de curta duração numa faculdade europeia, no sentido de explorar o potencial característico de cada país e possibilitar trocas de conhecimentos. Com a realização destes estágios, seriam adquiridas não só competências profissionais, mas também competências sociais e culturais. Até ao momento, o Departamento de Relações Internacionais e Mobilidade criou uma comissão organizadora com alunos de Ciências do Meio Aquático que está a criar uma base de dados de contactos para mandatos futuros.

Sessão sobre Estágios de Ciências do Meio Aquático no Estrangeiro  – Palestra que tem como convidados ex-alunos do ICBAS para elucidar sobre as oportunidades existentes, destinos e condições de estágios fora do país.

INTERCURSOS

Sessões de Esclarecimento de Mobilidade inserida no Projeto Erasmus +uma iniciativa da União Europeia que promove a internacionalização e a aprendizagem através da realização de mobilidade de estudantes do ensino superior dentro do espaço Europeu.