Direção da AEICBAS

A Direção da AEICBAS (DAEICBAS) é o órgão executivo da AEICBAS, com poderes deliberativos em todas as matérias que não sejam de competência de outros órgãos.

A Direção é constituída por um número ímpar de elementos, sendo o seu número mínimo de onze elementos, entre os quais um presidente, podendo comportar a estrutura hierárquica que entenda, desde que tal seja explícito no ato da candidatura. Atualmente, a DAEICBAS é composta por 43 elementos.

Compete à Direção:

  1.  Prosseguir as atribuições da AEICBAS;
  2.  Assegurar a representação permanente da AEICBAS nas instâncias, órgãos, federações e outros organismos e organizações considerados estratégicos para a defesa dos interesses dos estudantes do ICBAS.
  3. Administrar o património da AEICBAS e gerir o seu espaço próprio;
  4. Apresentar à Assembleia Geral o Plano de Atividades e Orçamento para o seu mandato;
  5. Executar as deliberações tomadas pela Assembleia Geral e cumprir o Plano de Atividades e Orçamento aprovado na segunda AG ordinária;
  6. Apresentar à Assembleia Geral o Relatório de Atividades e Contas no final do seu mandato;
  7. Caso necessário, elaborar propostas de alteração ao Orçamento, que deverão ser aprovadas em AG;
  8. Disponibilizar ao Conselho Fiscal os documentos por este exigidos para o cumprimento das suas funções de fiscalização da AEICBAS;
  9. Fazer-se representar em todas as Assembleias Gerais de estudantes do ICBAS;
  10. Assegurar e impulsionar a atividade tendente à prossecução dos objetivos da AEICBAS e exercer as demais competências previstas na lei ou decorrentes da aplicação dos presentes estatutos.

Assembleia Geral da AEICBAS

A Assembleia Geral é constituída por todos os estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e é o órgão deliberativo máximo da AEICBAS. Assim, os estudantes podem ter uma participação ativa e um voto em todos os assuntos que concernem a AEICBAS e por conseguinte, os seus estudantes, definindo o modo de ação da Associação.

Mesa da Assembleia Geral da AEICBAS

A Mesa de Assembleia Geral conduz todos os trabalhos da Assembleia Geral de forma imparcial e profícua, com o garante de igualdade e democraticidade, esclarecendo e ouvindo sempre todos os estudantes do ICBAS.

A sua estrutura é constituída pela sua Presidente Mariana Macieira, Primeiro Vice-Presidente Dinis Loyens, Segunda Vice-Presidente Maria Ana Alzamora, Primeira Secretária Ana Antunes e Segundo Secretário Francisco Monteiro.

Contacto: mag.aeicbasup@gmail.com

Conselho Fiscal da AEICBAS

O Conselho Fiscal é o órgão da AEICBAS ao qual compete toda a actividade disciplinar e de fiscalização relativa à administração realizada pela Direção. Neste sentido, o Conselho Fiscal deverá ser transparente, presente e trabalhador, sendo o motor para que toda a cooperação entre os diferentes órgãos seja a mais eficaz e produtiva possível.

A sua estrutura é constituída pelo seu Presidente Gustavo Monteiro, Vice-Presidente Luís Fabião, Relatora Andreia Godinho, Primeira Secretária Teresa Ribeiro Rosa e Segundo Secretário Diogo Barreto.

Contacto: cf.aeicbas@gmail.com

Conselho das Comissões de Curso da AEICBAS

O Conselho das Comissões de Curso(CCC) é constituído por um representante da cada Comissão de Curso existente no ICBAS e por um membro da Direção da AEICBAS que o preside e tem voto de qualidade. O atual presidente do CCC é o estudante António Lima.

São competências do Conselho das Comissões de Curso:

  • Elaborar o regulamento eleitoral para as Comissões de Curso;
  • Informar e dar parecer à DAEICBAS sobre todos os assuntos
    relevantes para a AEICBAS, a pedido da Direção ou da Assembleia
    Geral;
  • Participar ativamente na definição da política pedagógica da
    AEICBAS.

Contacto: cccicbas@gmail.com