Informações


Ação Social


  • Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (VER)
  • Candidaturas a Bolsas de Estudos do Ensino Superior (VER)

Assistência Médica

Os estudantes da U.Porto podem usufruir de assistência médica, gratuitamente, através do SIEAS. Estão disponíveis consultas médicas de Clínica Geral, Psiquiatria e Ginecologia/Obstetrícia.

Alguns serviços à Comunidade na área da Saúde, prestados a partir das Faculdades, estão igualmente abertos aos estudantes. Mais informações no portal “Saúde na U.Porto” (Programas e Acções) em http://portaldasaude.up.pt

Marcação de consultas: no local ou por telefone (necessária a apresentação do Cartão de Estudante actualizado ou comprovativo de inscrição na Universidade, o Bilhete de Identidade ou Passaporte e o Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde)

Assistência Dentária

Os Serviços de Acção Social (SASUP) a Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) da Universidade do Porto assinaram, no passado dia 9 de Novembro, um protocolo que possibilita aos estudantes da U.Porto dos 1º e 2º Ciclos de Estudos e de Mestrado Integrado usufruírem de serviços de medicina dentária a partir de 03 de Janeiro de 2011.

Os SASUP alargam, assim, a prestação de cuidados de saúde à população universitária visando, designadamente, a promoção da saúde oral dos estudantes da Universidade do Porto (U. Porto), através de uma infra-estrutura disponibilizada pela FMDUP que permite responder a algumas lacunas sentidas ao nível da saúde e bem-estar.

O valor a pagar pelos estudantes nas consultas dos actos clínicos simples (incluindo a radiografia panorâmica) será de € 10,00 (Dez Euros,) sendo o restante valor suportado pelos SASUP.

São excluídos os tratamentos complexos que exijam meios laboratoriais ou instalação para anestesia geral, nomeadamente a colocação de próteses, implantes, aparelhos ortodônticos e grandes cirurgias com anestesia geral ou sedação, isto é, salvaguardando sempre a eventual necessidade de realizar tratamentos que careçam de um orçamento prévio.

As consultas serão realizadas nas manhãs de Quinta e Sexta-Feira nas instalações da FMDUP, sitas à Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, 4200-393 Porto. Obedecem a marcação prévia e estão sujeitas a limite de marcação. As segundas consultas e subsequentes poderão ser realizadas em horário diferente do indicado.

Os pedidos de consulta podem, desde já, ser dirigidos ao Gabinete de Apoio Médico e Psicológico dos Serviços de Acção Social, através dos seguintes contactos:

Local: Universidade do Porto – Serviços de Ação Social

Rua dos Bragas, nº 151 – 2º piso * 4050-123 PORTO

e-mail:  apoiomedico@sas.up.pt

Telefone: 222 074 160

Consultas de Psiquiatria

No âmbito da Saúde Mental e inserida na Assistência Médica e Psicológica – Serviço de Integração Escolar e de Apoio Social, funciona a Consulta de Psiquiatria. Na Faculdade de Medicina existe ainda a Consulta de Psiquiatria e Saúde Mental do Estudante do Ensino Superior

Horário de consultas: 14h30 às 18h30 (4ªfeira)

Marcação de consultas: 22 551 36 11 ou ficha de pedido de consulta

Consultas de Psicologia

As Consultas de Psicologia visam, no essencial, ajudar e tratar os estudantes com problemas psicológicos e intervir ao nível do seu desenvolvimento pessoal. Visam ainda apoiar a adaptação, percurso e sucesso académico.

Horário de consultas: 10h00 às 17h30 (2ª a 6ªfeira)

e-mail:  apoiomedico@sas.up.pt

Telefone: 222 074 160

Clínica Veterinária da  Universidade do Porto

A UPVet – Clinica Veterinária do ICBAS-UP foi criada em 1998, com a finalidade de proporcionar um ensino prático aos estudantes da então Licenciatura em Medicina Veterinária.

Reconhecida como Clínica pela Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal em Maio de 2003, viu esse reconhecimento confirmado pela Direcção Geral de Veterinária em 2010.

Integrada desde o seu início no Departamento de Clínicas Veterinárias, a actual UP Vet mantém o seu objectivo de apoio ao ensino clínico dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, prestando serviços à população geral e apoio aos Médicos Veterinários privados.

Com a mudança para as novas instalações, junto ao Palácio de Cristal, e a recente abertura do serviço permanente de urgência, é intenção da UP Vet constituir-se brevemente em Hospital Veterinário.